Curso de JavaScript gratuito: completo com exercícios
20 de novembro de 2020
Mostbet Site İncelemesi, Mostbet Güncel Giriş Adres
4 de maio de 2022

As mulheres em carreiras STEM são mais propensas a abandonar a área nos primeiros anos em comparação com aquelas que não estão em um trabalho relacionado a STEM, de acordo com a Women In Tech Network. As razões para sair incluem a falta de modelos positivos e o número de sacrifícios pessoais significativos que elas são forçadas a fazer. Cerca de metade dessas mulheres ainda usam suas habilidades técnicas https://tripleten.com.br/ em outra empresa. Entre os meninos nos últimos anos do ensino médio, 26% planejavam ingressar em ocupações STEM ou ciências biomédicas, em comparação com 13% das meninas. E 15% das meninas planejavam ingressar em enfermagem ou ocupações em saúde semelhantes, comparadas a 4% dos meninos. Apesar dos desafios, Google, Intel, SAP, Positivo e Visa contam com a liderança feminina para potencializar os negócios.

A história de Shaw é até hoje uma inspiração para a participação de mulheres na indústria dos videogames. Promovemos eventos e grupos de estudos que são fontes de inspiração e crescimento, unindo mulheres na área de tecnologia para compartilhar conhecimentos, aprender umas com as outras e fortalecer a comunidade. O EBANX (empresa de tecnologia financeira que que processa pagamentos de empresas internacionais na América Latina) também lançou recentemente um programa de estágio exclusivo para mulheres. As vagas foram em Operações de Cloud e Cibersegurança, Dados e Desenvolvimento de Software. Embora as inscrições já tenham encerrado, vale a pena ficar de olho, já que a iniciativa da companhia é anual. Recentemente, a bolsa de valores brasileira, a B3, lançou um programa de estágio focado em mulheres, para trabalhar em cursos de capacitação visando a efetivação na carreira.

Exemplos de mulheres bem-sucedidas na área

A #MaisMulheresTech foi criada pela WoMakersCode em parceria com a Microsoft para oferecer trilhas de capacitação gratuitas e online. Entre os cursos disponíveis, estão o de Segurança em Cloud Computing, Ferramentas de DevOps e Inteligência Artificial na Prática. Além das empresas mais estabelecidas, existem muitas CEOs, desenvolvedoras e empreendedoras em startups de rápido crescimento. Whitney Wolfe Herd, 31 anos, fundadora e CEO do site de encontros online Bumble, entrou para a lista de bilionários que conquistaram a própria fortuna depois de abrir o capital da empresa em 2021.

“Enfermagem”, “recepcionista” e “homemaker” (que em inglês pode ser tanto “dono de casa” quanto “dona de casa”) estavam mais ligadas a mulheres. Você sabia que uma atriz do início do século XX teve influência na criação de tecnologias aplicadas até hoje em GPS e Wi-Fi? Hedy Lamarr, além de ser famosa nos cinemas, teve ideias que foram utilizadas até mesmo para a interceptação de mensagens durante a guerra. A boa notícia é que a descoberta de Ada Lovelace foi testada e comprovada anos depois de sua morte, quando já existiam computadores com a capacidade de processar esse tipo de algoritmo. É por isso que atualmente ela é considerada a mãe da computação e, inclusive, existe um prêmio em seu nome destinado às pessoas que desenvolvem inovações nessa área. Ellen Pao aprendeu a programar aos 10 anos com sua mãe, uma engenheira de computação na Universidade da Pensilvânia.

Qual é o contexto das mulheres na tecnologia?

Além disso, o dia a dia deve ser propício ao desenvolvimento e crescimento de todos, inclusive das mulheres em tecnologia. A qualificação também é fundamental e iniciativas que visam oferecer oportunidades para as mulheres são muito importantes para acelerar a inclusão. Uma parceria entre a Catho e a Let’s Code, escola de programação para desenvolvedores, foca em contratar cada vez mais mulheres no segmento. A quantidade de oportunidades na área de Tecnologia da Informação (TI) é muito grande e, portanto, contar com a participação de mais mulheres é fundamental.

“Quando ainda estava na faculdade, surgiu um estágio na HP, em Sociologia, algo incomum no final dos anos 90. Depois de mais de duas décadas, eu entrei na SAP, em 2017, como vice-presidente de plataforma tecnológica”, conta Aroulho. O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, foi instituído pela ONU em 1975 para demarcar a luta das mulheres por seus direitos. De acordo com um estudo publicado pela ONU Mulheres em janeiro deste ano (2024), houve uma redução no apoio ao protagonismo feminino e ao feminismo. “A misoginia e o sexismo ainda prevalecem em níveis elevados na sociedade brasileira”, escreve a instituição.

Entrega voluntária é direito assegurado a todas as mulheres e crianças

O advento da Inteligência Artificial (IA) não apenas revoluciona a tecnologia, mas também abre um vasto leque de oportunidades de inovação em setores cruciais, incluindo saúde, educação e agricultura. O potencial transformador da IA está intrinsecamente mulheres na tecnologia ligado à capacidade de identificar lacunas e desafios em diferentes áreas, proporcionando um terreno fértil para a criação de soluções inovadoras. Além disso, a adaptabilidade promovida pela capacitação em IA vai além da mera sobrevivência empresarial.

Como membro da equipe de design do Macintosh, ela desempenhou um papel fundamental na criação da interface gráfica e das fontes do sistema operacional, sendo posteriormente promovida a Diretora de Criação na Apple. Reconhecida por suas contribuições significativas na área da óptica e tecnologia de imagens, Thomas se destacou ao inventar o Illusion Transmitter, em 1980, um dispositivo que utiliza princípios ópticos para criar imagens tridimensionais. No Dia Internacional da Mulher, conheça o trabalho de oito mulheres inventoras que revolucionaram a tecnologia e entraram para a história com suas criações. Para Lidiane, o termo “mulher na Tecnologia” ainda é um tabu em inúmeras empresas que classificam candidatos pelo gênero como pré-classificação. Por fim, entre os desafios das mulheres na área de tecnologia, está a autocobrança excessiva e a síndrome de impostora.